Meniscos

Os meniscos são estruturas internas dos joelhos, localizadas entre o fêmur e tíbia, e cada joelho possui 2 meniscos. Eles têm a função principal de amortecer ou dissipar as forças sobre o joelho.

Além desta função, também agem sobre a nutrição, lubrificação e estabilização do joelho. A cada dia mais estudos mostram a importância destas estruturas para o bom funcionamento do joelho, dai a necessidade do tratamento correto para as lesões.

TIPOS DE TRATAMENTO
O tratamento correto depende do tipo de lesão, localização, tempo de lesão, idade e relação com o esporte. Didaticamente, podemos dividir os tratamentos em cirúrgico e não cirúrgico. O tratamento não cirúrgico visa o controle dos sintomas, ou seja, controle da dor e das sensações de bloqueio ou “travamento” do joelho. E nestes casos, uma boa fisioterapia é essencial para o sucesso, além de por vezes ser necessário o uso de medicamentos via oral ou infiltrações intra-articulares.

Já o tratamento cirúrgico visa o controle dos sintomas e, algumas vezes, o reparo da função meniscal. Pode-se fazer uma meniscectomia, que é a retirada de parte do menisco, ou a sutura do menisco, em que dá se pontos no menisco, para manter a sua função